![]() |
Imagens Google, edição Grasiela dos Reis. |
Conforme o autor: "O jornal surgiu por volta de 1600, um século e meio após o invento da máquina tipográfica, inventada na Europa no século XV.", afirma. (COSTELLA, Antonio F. Comunicação - do grito ao satélite. Ed. Mantiqueira: 2002. 2ª edição.)
Costella ressalta, em seu primeiro capítulo, toda a evolução da comunicação, desde os primórdios, para depois enfatizar o que realmente é o Jornal.
Ainda segundo Costella: "Jornal impresso é a publicação informativa dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria, que foi durante séculos impressa tipografadamente, surgiu pela convergência de vários fatores históricos."
Na obra são mencionados o "Jornal do Poste" ou "Mural Romano", que trazendo para atualidade, lembram muito as publicidades atuais. E também remete um pouco para a internet, onde se escreve sobre tudo e fica exposto para todos.
A tecnologia evolui diariamente.
Eu, com a paixão do Jornalismo correndo nas veias, me preocupo muito com o futuro desse Jornal tão mencionado anteriormente. Até quando haverá espaço e tempo para lermos um jornal impresso? Será que ele vai sobreviver aos fenômenos tecnológicos eminentes?
São tantas as questões...
Metáfora: "O jornal é uma janela para a verdade, na qual espiamos diariamente. Mas até quando?"