sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"O Jornal é uma janela para a verdade, na qual espiamos diariamente."

Imagens Google, edição Grasiela dos Reis.

O livro Comunicação - do grito ao satélite do jornalista e professor Antonio F. Costella, lançado em 1978, explica o surgimento da comunicação e do jornal impresso.


Conforme o autor: "O jornal surgiu por volta de 1600, um século e meio após o invento da máquina tipográfica, inventada na Europa no século XV.", afirma. (COSTELLA, Antonio F. Comunicação - do grito ao satélite. Ed. Mantiqueira: 2002. 2ª edição.)


Costella ressalta, em seu primeiro capítulo, toda a evolução da comunicação, desde os primórdios, para depois enfatizar o que realmente é o Jornal.


Ainda segundo Costella: "Jornal impresso é a publicação informativa dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria, que foi durante séculos impressa tipografadamente, surgiu pela convergência de vários fatores históricos."


Na obra são mencionados o "Jornal do Poste" ou "Mural Romano", que trazendo para atualidade, lembram muito as publicidades atuais. E também remete um pouco para a internet, onde se escreve sobre tudo e fica exposto para todos.


A tecnologia evolui diariamente.
Eu, com a paixão do Jornalismo correndo nas veias, me preocupo muito com o futuro desse Jornal tão mencionado anteriormente. Até quando haverá espaço e tempo para lermos um jornal impresso? Será que ele vai sobreviver aos fenômenos tecnológicos eminentes?
São tantas as questões...



Metáfora: "O jornal é uma janela para a verdade, na qual espiamos diariamente. Mas até quando?"

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Filme: Reporteres de Guerra

Imagem do filme, atores.

Nesta sexta-feira, dia 17 de agosto de 2012, orientados pelo professor, seguimos até o UCS Cinema para assistir o filme Repórteres de Guerra, ano 2010, dirigido por Steven Silver.

São 106 minutos de pura emoção e adrenalina, pois relata a história de vida de grandes fotojornalistas que arriscavam suas vidas dia após dia na busca da imagem perfeita. São eles: Greg Marinovich, João SilvaKevin Carter e Ken Oosterbroek. Conhecidos pelo Livro The Bang Bang Club (O Clube do Bang Bang). Como já se sabe na vida real, nem todo o final é feliz, mas os trabalhos são memoráveis e , sem dúvida, inesquecíveis.
Prêmio Pulitzer para Ken Oosterbroek por esta foto.

Prêmio Pulitzer para Kevin Carter.

Suas fotos são conhecidas mundialmente e ganharam vários prêmios, dentre eles o prêmio Pulitzer de fotografia.  Além de abrirem debates e questionamentos importantes principalmente para a época que foram registradas, primeiras eleições livres da África do Sul. Questionamentos que vêem a tona até os dias atuais.

Senti muita emoção em perceber como foram perfeitamente relatados os sentimentos que os fotógrafos sentiam e as situações que passaram.  Amor, coragem, sofrimento, agonia, medo, transtorno, felicidade, superação, aventura, frieza, culpa,... São vários sentimentos passados e transitam rapidamente de um para o outro.

Com certeza indico esse filme, principalmente para os estudantes de Jornalismo que, como eu, são amantes da fotografia. Ele relata uma passagem histórica super importante e decisiva. Fica a dica!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tecnologia e Comunicação

Imagens: Google

O filme 2001: Uma Odisséia no Espaço dirigido por Stanley Kubrik, ano 1968, demostra temas como a evolução dos animais para humanos, aprendizado, tecnologia e inteligência artificial.


É notavel a inteligência dos idealizadores, pois há pouco diálogo e continua sendo um dos filmes mais bem feitos. Principalmente pela temática abordada e pelo ano de criação. A trilha sonora é conhecida até hoje e marcou história.



Esse filme é um ótimo exemplo de comunicação e tecnologia, principalmente de como tudo começou. É impressionante a comunicação implicita que há e como os seres se deparam com as novas descobertas.
A comunicação foi evoluindo com os anos e na atualidade está super avançada, apesar de continuar avançando.


Antigamente para se comunicar exigia tempo, paciência e dinheiro. Tudo evoluiu muito e em poucos anos.


 A correspondência, por exemplo, era por carta, demorava semanas para chegar, tinha-se que pagar por peso e colocar selo. Atualmente é tudo eletrônico, envia-se um e-mail e pronto, em segundos se recebe a mensagem.
Do telefone que se girava uma roda com os números para discar, para o celular de touch screem.
Do videogame que era com fita e nem sempre funcionava e tinha apenas um botão e uma manivela, para o Playstation, Wii e afins.
Do computador antigo que tinha pouca memória e era lento, para super máquinas, inteligentes e rápidas.
Do disquete para o cd, pen-drive, hd externo, etc...
Do disco de vinil para o formato MP3 e afins.
Do rádio que se tinha muitos ruídos para alta-definição.
Da TV com caixa, grande e antiga, para TV LCD, Plasma, ou projetores, etc...
Enfim, várias evoluções de meio de comunicação aconteceram, e ainda várias virão!


O avanço da tecnologia ajudou e facilitou a vida dos humanos, principalmente no século corrido em que se vive.
Só me questiono as vezes se saberemos lidar com tudo isso e até onde a evolução irá chegar...